Novo vídeo da Johann Sebastian Rio celebra seu segundo aniversário

A canção “Parabéns para você” em ritmo brasileiro celebra os dois anos da jovem orquestra
A canção “Parabéns para você” em ritmo brasileiro celebra os dois anos da jovem orquestra

A  orquestra Johann Sebastian Rio lança um novo vídeo, com uma versão de “Parabéns para você” em ritmos brasileiros, para comemorar seus dois anos de existência. Os arranjos foram assinados pelo violinista e assessor artístico, Ivan Zandonade, e foi interpretada pelos 16 integrantes do grupo. De acordo com eles, “o vídeo foi realizado no palco do teatro do Conservatório Brasileiro de Música sob direção de Bruno Vouzella e direção artística do maestro e violinista Felipe Prazeres.”

Um dos nomes mais atuantes da área, o percussionista e baterista Eber de Freitas já trabalhou ao lado de artistas como Nilze Carvalho, Edu Krieger, Noca da Portela, Yuri Popoff, Gabriel Improta, entre outros. Ele, que foi especialmente convidado para este trabalho,  é professor e também integra os grupos “Regional Bem Brasil” e “Choro Na Praça”, além dos corais “Rio Antigo”, “Quatro Estações”, “Elas por Elas” e “Coralino”. A fim de proporcionar uma sonoridade original à nova versão da popular canção de aniversário,  ele optou por usar apenas instrumentos como guizo, pandeiro, caixa e baquetas diferentes na gravação.

Ivan inseriu, buscando como resultado uma musicalidade mais brasileira, elementos do maxixe e da marcha rancho ao longo da música, terminando tudo em samba. O início da composição segue um padrão similar ao dos corais de Bach, segundo ele.

Felipe comenta ainda que a proposta do grupo nestes dois anos foi “a mistura do universo da música de concerto com quaisquer outras manifestações artísticas, algo que pode ser extremamente sedutor. Ao mesmo tempo, temos uma equipe que reúne todos os elementos para tornar este desafio possível. A Johann é isso, talentos atrelados à vontade incessante de fazer o melhor, com muita alegria e criatividade.”

Ademais, com o lançamento no YouTube do primeiro vídeo do grupo com o slogan “Johann Sebastian Rio – A orquestra que faltava” – a Johann Sebastian Rio fez sua estreia no mundo digital no dia 10 de Novembro de 2014.

O grupo encerra sua descrição deste projeto comemorativo afirmando que “o vídeo faz parte do projeto audiovisual da Johann, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura, através do movimento “Fomento Viva a Arte!”, que contempla ainda a produção de outros três vídeos e a criação do site da orquestra.”

Comentários


PLANTÃO

Brilho, brilho e mais brilho. Caros leoninos, vejam o que @aroundandabout2 diagnosticou para vós: https://t.co/InAVF7nbCO.

Da onde vêm as fake news do @arcadefire? Alessandro Soler, editor do #TNFP1980, te conta: https://t.co/5EYFuDP1Xy

Ouça e leia a #Mixframe de julho em: https://t.co/zTYnoriLpY. Música do dia: https://t.co/XQ86eX0tKi (by @MysticBraves). #gotamix #TNFP1980

Menu